UFMG
Pedro Aspahan é realizador e desenvolve pesquisa de Pós-Doutorado na UFMG, coordenando o trabalho audiovisual do Programa de Formação Transversal em Saberes Tradicionais (www.saberestradicionais.org).
Concluiu seu doutorado em Comunicação Social na UFMG, com orientação do prof. César Guimarães, e realizou estágio doutoral no Departamento de Estudos Fílmicos da King’s College London, sob orientação do professor Martin Brady.
Sua tese se intitula: “Composição musical e pensamento cinematográfico: A Estética do Serialismo no cinema de Straub-Huillet”.
Concluiu Mestrado também na UFMG com a dissertação “Entre a escuta e a visão: O lugar do espectador na obra de Robert Bresson”.
No campo do cinema, atua principalmente como Diretor, Técnico de Som e Montador, especializando-se no campo do documentário.
Seu primeiro longa documental, intitulado “Matéria de Composição” (2013, 82′), sobre os processos de criação da música contemporânea em Belo Horizonte, recebeu inúmeros prêmios no Brasil e no exterior.
É membro da Associação Filmes de Quintal e trabalha na produção do forumdoc.bh – festival do filme documentário e etnográfico de Belo Horizonte.