Categories: Sinopses 2013

La communauté par l’image

Michele Garneau

A comunidade pela imagem

Resumo : A partir de dois filmes iranianos, Close-up (1990 ), de Abbas Kiarostami, Salve o Cinema (1995) de Mohsen Makhmalbaf, examinarei a nova maneira pela qual os cineastas deram visibilidade ao povo, reconhecendo-o através da imagem e, mais fundamentalmente ainda, quiseram compartilhar com ele a mesma imagem (não sem ambiguidades e « fraturas » visíveis em Close-up, long shot (Irã, 1996) , de Moslem Mansouri e Mahmoud Chokrollahi). O que me interessará particularmente nesse corpus é a plena visibilidade concedida ao próprio dispositivo técnico, cujo potencial emancipatório interrogarei. A comunidade pela imagem, ou a comunidade de uma mesma imagem, é uma comunidade que aparece na eventualidade da própria filmagem e da aparelhagem cinematográfica.

Francês: À partir de deux films iraniens, Close-up d’Abbas Kiarostami (1990), Salaam Cinéma de Mohsen Makhmalbaf (1995), j’examinerai la manière nouvelle par laquelle des cinéastes ont donné une visibilité au peuple, lui ont rendu justice par l’image et, plus fondamentalement encore, ont voulu partager avec lui la même image (non sans ambiguïtés et « fractures » visibles avec Close-up, long shot, de Moslem Mansouri et Mahmoud Chokrollahi (Iran, 1996). Ce qui m’intéressera tout particulièrement dans ce corpus, c’est la pleine visibilité accordée à l’appareil technique lui-même, dont j’interrogerai le potentiel émancipatoire. La communauté par l’image ou la communauté d’une même image est une communauté qui « apparaît » dans l’événementialité du filmage lui-même et de l’appareillage cinématographique.

admin

Share
Published by
admin

Recent Posts

Retomar os arquivos, abrir a história

No quarto encontro do Colóquio, a professora e pesquisadora Beatriz Furtado (UFC) mediou uma conversa…

3 anos ago

Gê Viana

Fotógrafa e artista visual Inspirada pelos acontecimentos da vida familiar e seu cotidiano em confronto…

3 anos ago

Historicizar a estética - parte 3

“O Esquadrão é mais um retrato das deformações de um novo tipo de fascismo, aparentemente…

3 anos ago

Historicizar a estética - parte 2

CURADORIA POR NAARA FONTINELE O cinema  se oculta  se expande  no coração da  desordem. Com…

3 anos ago

Historicizar a estética

CURADORIA POR NAARA FONTINELE* É com as angústias provocadas pelo momento político violento, desumano, com…

3 anos ago

Céu da casa

Mais uma reverberação do encontro com o poeta, ensaísta e professor Edimilson de Almeida Pereira,…

3 anos ago