Como podemos pensar as estratégias afrofabulares que os filmes da produção contemporânea do cinema negro movimentam? Essas estratégias críticas de fabulação neste cinema conseguem superar as ideias de representação e da representatividade nas imagens e sons? Esteticamente, o que marca esse processo afrofabular? Pensaremos essas questões olhando para alguns curta-metragens do cinema negro contemporâneo e em diálogo com os conceitos de afrofabulação (Tavia Nyong´o) e fabulação crítica (Saidiya Hartman).
No quarto encontro do Colóquio, a professora e pesquisadora Beatriz Furtado (UFC) mediou uma conversa…
Fotógrafa e artista visual Inspirada pelos acontecimentos da vida familiar e seu cotidiano em confronto…
“O Esquadrão é mais um retrato das deformações de um novo tipo de fascismo, aparentemente…
CURADORIA POR NAARA FONTINELE O cinema se oculta se expande no coração da desordem. Com…
CURADORIA POR NAARA FONTINELE* É com as angústias provocadas pelo momento político violento, desumano, com…
Mais uma reverberação do encontro com o poeta, ensaísta e professor Edimilson de Almeida Pereira,…